Live O Cetro da Vida em 2022.Você é o Mago,está preparado????? Postado em

Live O Cetro da Vida em 2022.Você é o Mago,está preparado?????

 

2022,Lua,Venus e a Cruz = Mercurio.

ano 6 Enamorados.

Estrela de 6 pontas

Peixes,Netuno,Jupiter,Quadratura Nodos norte sul, Mago,

Temperança,Hermes,Oxumaré,Arco Iris.

Breaking Bad - Walter White sobre Alquimia

Jung e a Alquimia

Na verdade, o ouro é uma metáfora, onde o alquimista acredita que tudo tem uma essência que deve ser desvelada, revelando-se, como o mais puro do ser, o seu ouro. Caberia, então, ao alquimista acelerar esse movimento da natureza através do fogo, através dessa energia para conseguir fazer com que esse ouro venha à tona.

Esse trabalho de desenvolvimento, que de forma natural levaria muito tempo, com o trabalho do alquimista, através dos vasos, do forno, de esquentar mais ou menos, esse calor, que é a energia, e aqui também a gente pode fazer um paralelo com a energia psíquica, isso tudo vai fazendo com que esse ouro saia à tona.

Esse era o objetivo a ser atingido quando se chega à pedra filosofal. A pedra, nesse sentido, é considerada o opus alquímico, a meta, o objetivo da alquimia.

Jung o grande alquimista,se aprofundou muito na simbologia alquímica, tentando mostrar assim o significado oculto desses símbolos e sua importância no caminho para a individuação, para a realização do si-mesmo, da sua essência.

A alquimia é a arte da transformação:

 Ela aspira chegar na essência das coisas elevando a matéria num nível superior na manifestação, onde um estágio complementa outro.

A quintessência, ou o quinto elemento:

Não se trata de um elemento em si, como os elementos que a gente conhece, a água, a terra, o fogo e o ar, mas da reunião, não por soma, desses elementos, como a descoberta de suas potencialidades máximas, uma outra forma, nem uma nem outra, algo diferente.

Cada um desses elementos são os que colocam em movimento toda a energia, tudo que existe:

Então, a quintessência é o equilíbrio desses quatro elementos. Quando a pessoa consegue equilibrar esses quatro elementos na vida, ela consegue realizer a quintessência. Então, ela é uma experiência, ela não é uma matéria como quando a gente fala de terra, de fogo, água, ela é realmente experiência.

 

Os Elementos:

A água é nossa vida emocional, são os nossos afetos, é o inconsciente, ele é fluido, a gente não consegue pegar, ele escapa.

A terra é a nossa realidade, é o concreto, é o mundo terreno, é a criatividade, é a fertilidade. Se existe uma terra árida, onde nada nasce, se está faltando minerais naquela terra… não adianta querer arrumar o jardim com uma terra que está infértil.

O ar, por exemplo, está relacionado com o pensar, com o mundo das ideias, com o conhecimento… É a consciência, é a inteligência na sua mais alta forma, a sabedoria.

o fogo é a chama que nos anima. É o calor que aquece, mas se em excesso pode queimar. O fogo é a arte do analista, é você saber até onde você pode aumentar o fogo, a hora que você tem que abaixar o fogo.

Esses elementos precisam estar todos em equilíbrio dentro da gente. E conforme a gente vai conseguindo esse equilíbrio dos elementos é que a gente consegue atingir a quintessência, que é essa possibilidade de desenvolver as nossas quatro funções.

 

Matérias Básicas

As matérias básicas são as substâncias que organizam a árvore da vida.

Essas substâncias estão em cada árvore da vida, em cada pessoa.

Temos o súlfur (ou enxofre), o sal, e o mercúrio. O enxofre é a base da árvore, é a raiz da árvore, o enxofre é muito ligado aos desejos, às vontades, ao querer fazer alguma coisa, essa energia da realização e de matéria. É a raiz da árvore, se você não tiver uma boa raiz, consequentemente vai estar comprometida toda árvore. Então, a árvore precisa ter uma raiz do tamanho da sua copa.

Outra substância é o sal, que está no tronco da árvore.

Pensando no corpo da pessoa, da cintura para baixo, seriam as raízes, esse centro do corpo, o sal, e a cabeça, o mercúrio. O sal é muito ligado às nossas emoções.

Sal em excesso não deixa transformar

O que é uma pessoa Salgada?

Uma alma Salgada?

Uma vida Salgada?

Os antigos usavam o sal no lugar do gelo, por que eles não conheciam o gelo. Então o sal ajuda a conservar. Uma pessoa muito salgada é uma pessoa que não transforma, ela fica remoendo as emoções e ela não consegue transformar.

Se você salgar demais, ela vai ficar amarga. Então, essa pessoa se torna amargurada. Ou então ela fica uma pessoa sem sal, como se diz popularmente

O mercúrio é a copa da árvore, a cabeça, ele está ligado aos pensamentos.

É preciso tempero, para que haja o bom sabor!

Cada uma das substâncias tem uma relação com uma parte do corpo. Então, por exemplo, sal tem muita ligação com o sangue, com a circulação…

A transmutação se dá porque todos esses elementos alcançam um equilíbrio e esse processo é feito através de operações alquímicas. Existem 7 operações principais que são: SOLUTIOCALCINATIO, não que elas se deem nessa ordem eu estou falando assim para se entender de forma mais pedagógica, COAGULATIO, SUBLIMATIO, MORTIFICATIO, SEPARATIO e CONIUNCTIO.

Essas são as 7 operações mais importantes dentro da alquimia, e cada uma delas ocorre dentro de fases.

As fases mais importantes são: NIGREDO, ALBEDO E RUBEDO. São essas as 3 fases, tem as CITRINITAS também, que é uma passagem do ALBEDO para RUBEDO, mas essas são as fases mais importantes, e as operações estão dentro dessas fases.

Quando o paciente chega para a gente com muita dor, com muito sofrimento com as queixas, em geral, ele está nessa fase da NIGREDO. Então a gente tem que suportar esse NIGREDO que é o escuro, é o negro, é o pesado, é o difícil, é o que precisa ser limpo, ser purificado. A gente precisa suportar junto com o paciente isso para, aos poucos, ir limpando e tendo um clareamento que é o albedo.

ALBEDO é o processo de purificação quando já ocorreu a lavagem dos metais. Aquilo que não serve foi embora com o que vinha, tudo junto. E aí o paciente já consegue, na ALBEDO, ter maior consciência, e se afastar um pouco daquilo que ele estava muito contaminado. Após, ele deve passar para outra fase, que é o AMARELAMENTO, onde vai começando a entrar nas emoções até chegar na RUBEDO, que é a meta, que é a transformação em ouro, onde as emoções vêm com maior intensidade, com maior vontade de realização. Então, é muito importante o analista conhecer as operações para que ele consiga saber reconhecer as fases onde o paciente dele está.

A alquimia pensa sempre por meio de imagens, por isso, tem-se, nos livros alquímicos, muitas figuras, muitas imagens. É preciso meditar essas imagens, por que as explicações vão nos vindo através das imagens.

Jung se interessou muito pela alquimia. 

Uma das falas do Jung é que a psique funciona por imagens.

 Se a psique funciona por imagens, qual é o melhor instrumento para se trabalhar a psique?

É a imagem do Caduceu.

Quando a gente se apropria da imagem, ela nos diz muito mais do que as palavras. As palavras podem vir depois, mas nunca as palavras conseguem escutar uma imagem.

 A imagem é uma coisa muito forte mesmo e que gera muita transformação no paciente. 

A alquimia fala por meio dessas imagens.

Nas operações alquímicas, a gente pode falar um pouco da SOLUTIO… um agente da SOLUTIO é o si mesmo, é a essência, e é o confronto do eu com o inconsciente.

Então na SOLUTIO Netuno no Céu em quadratura com Jupiter,a gente tem a água vindo, a gente vê muito choro por parte do paciente, ou alagamentos quando ele faz, por exemplo, na caixa de areia, ou nas constelações, que é a lavagem dessas emoções… podem estar cristalizadas ou excesso de sal que precisa ir embora.

 

Amargura.

Então, ele põe muita água e, aos poucos aquilo vai secando.

A operação SOLUTIO é feita através do elemento água.

Ela vai dissolver os aspectos psíquicos que estão estagnados, as estruturas que precisam ser transformadas que precisam ser mudadas.

Depois da SOLUTIO, podemos pensar :

CALCINATIO que é uma operação alquímica onde é o fogo, quer dizer, conseguir a transformação através do fogo.

SUBLIMATIO que é uma operação pelo ar onde também pode se trabalhar com esse elemento, através de respiração. Então o ar vai ajudar também numa transformação, num distanciamento das emoções. São outras possibilidades.

COAGULATIO que é o conseguir, depois de trabalhar todas essas questões, coagular, quer dizer, concretizar isso de uma outra forma, de um outro jeito, coagular de uma outra maneira. Então é quando se dá realmente a transformação da pessoa.

Depois vamos ver outras operações como a MORTIFICATIO ou PUTREFATIO que é uma operação alquímica de grande transformação, mas que gera muita dor, onde há uma perda, ou há uma morte, uma morte simbólica. Quando a pessoa precisa abrir mão de alguma coisa da vida dela que é difícil e que ela precisa entregar aquilo como oficio sagrado, como entregar algo para que aquilo morra e para que possa surgir o novo. É uma fase bastante dolorida, bastante difícil, onde a pessoa já entende que ela precisa entregar para realmente poder mudar.

SEPARATIO que é uma operação de separação, de discriminação, de perceber o que é bom, o que é ruim, o que vale a pena, o que não vale. E por último a CONIUNCTIO, a integração, que seria o casamento de novo, a integração dos opostos, do sol e da lua, do positivo e do negativo, do bem e do mal, isso tudo está dentro da gente, a luz e a sombra. A CONIUNCTIO é uma etapa onde algo se integrou dentro da sua vida dentro da sua estrutura.

Enquanto a árvore estiver viva, essas operações e fases alquímicas vão ocorrendo, quer dizer, quanto mais operações, quanto mais transformações, quanto mais integrações a gente conseguir fazer, mais essa pessoa vai estar desenvolvida e evoluída no seu processo de individuação.

 

Alquimia e Terapia

Jung o Grande alquimista,  passou uma grande parte dos anos dele, de maturidade, trabalhando com a alquimia, pois ele observou que essas imagens apareciam nos desenhos, pinturas, sonhos de seus pacientes. A psicologia profunda, a psicologia analítica, tem uma base alquímica bastante forte, onde se observa a importância das metáforas, a importância dessa linguagem, do acesso às imagens. A linguagem alquímica em si é terapêutica.

Jung se dedicou por aproximadamente 35 anos a pesquisá-la e cerca de um quarto de sua obra é em cima de textos e temas alquímicos.

Conforme a gente vai em 2022 se trabalhando internamente, quanto mais a gente entra em contato com a nossa parte criativa, maior probabilidade a gente vai tendo de vencer os obstáculos da vida, de integrar conteúdos e de desenvolver o autoconhecimento,o autoconhecimento e dominio da sombra traz possibbilidade de ser um mago em sua vida,e usar bem e com mestria  caduceu,ser mestre,imperar e criar seu destino,mente coração e emoção retos,coerentes,bem esquilibrados.

O Seu etéreo se manifestará como um raio em sua vida.

limpa e vigia seu coração e seus pensamentos, olha-os para que possa dominá-los.antes que se manifestem e te devorem como o enigma da esfinge, decifra-me ou devoro-te.

A alquimia é um espelho dessa imensa metáfora que é a vida.

 

Neo e o Mito da Caverna

Caduceu

https://linktr.ee/kennaz


Publicado na seguinte categoria do Blog

Vc sabe ser um Mago? Eta pronto para tal aptidão de iluminação?Consegue olhar para a verdade sem desespero?

Mande-nos uma mensagem

Nosso contato

Endereço

Rua Nunes Machado, 3051 - Centro
Casa A - CEP 80220-071 - Curitiba - PR
Veja no mapa

Mande-nos uma mensagem
041 998855155